O Migraidh, Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), iniciou suas atividades no ano de 2013, junto ao Curso de Direito, com registro no CNPq.

Desde seu nascimento, o Migraidh conta com a participação de professores pesquisadores e estudantes dos Cursos de Graduação em Direito, Relações Internacionais, Ciências Sociais e Mestrado em Direito da UFSM. Não obstante, o Migraidh constitui-se em um espaço de diálogo aberto à participação de qualquer interessado na temática da migração e direitos humanos.

A partir de 2015, o Migraidh é responsável pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFSM, que representa uma parceria da universidade com a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) para a promoção e difusão do Direito Internacional dos Refugiados.